DA SÉRIE – #CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DE BANCO DE DADOS #2

Faaaaaala Galera,

Continuando sobre as curiosidades (a primeira está aqui) de Banco de Dados, neste post vamos falar de alguns casos de desastres que ocorreram em alguns ambientes onde resultou em perda total ou grande parte do banco de dados. Já aproveito para levantar uma questão, Qual a importância dos dados para sua empresa? O que acontece se perder uma grande massa de informação?

Bom, veremos os impactos causados em alguns ambientes que impactou financeiramente algumas empresa.

Picture2

O primeiro case, é sobre a tragédia do Word Trace Center (WTC), como assim Luiz? A historia todos nós conhecemos, o atentado de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos com certeza ficará na memoria do mundo todo por décadas. Porem, poucas pessoas conhecem um outro lado da tragédia, referente a sobrevivência pós desastres das empresas que ali estavam.

Segundo a fonte, University of Minnesota Twin Cities, United States, 20% das empresas foram a falência imediatamente após o acidente e 35% fecharam meses depois ou sofrem com problemas financeiros até hoje, devido a perda de informações, dados sobre quais as empresas dependiam para continuação do seu negocio.

Segundo a fonte, grande parte das empresas não contava com servidores de contingência fora do WTC, com isso todos os seus dados estavam “dentro de casa”, outra parte das empresas contavam com dados redundantes, porem essa contingência estava na segunda torre, a qual também foi atingida pelos aviões, perdendo todos seus dados afetando a  continuidade do negocio.

Picture1

O segundo caso, foi mencionada pelo Paul Randall… em uma apresentação, onde ele conta sobre a corrupção de um índice no banco de dados que quase levou uma instituição financeira a falência no Estados Unidos.

A simples corrução de um índice e algumas ações erradas do DBA para o cenário, fizeram com que o banco de dados ficasse off-line, paralisando por diversas horas aplicações importantes da instituição e impactando milhares de clientes que não conseguiam mais realizar depósitos, saques e outras operações financeiras.

O impacto foi tão grande, que clientes trocaram de instituição e alguns chegaram até processar a empresa, gerando sério problemas financeiros e judiciais. Tudo isso devido a corrupção de um índice no Database. E se este banco estivesse em alta disponibilidade, o impacto seria menor?

O terceiro caso é sobre uma transportadora no Brasil, o qual a diretoria resistia em investir em tecnologia, mesmo o DBA e gerentes sinalizando os riscos para o negocio caso acontece algum desastre. E claro, a lei de Murphy  existe e ela realmente exerce sua força quando subestimamos sua existência (haha).  Como o diretor não se esforçava em entender a importância dos dados assim como a tecnologia para seu negocio, a lei de Murphy fez questão de mostrar. E em uma bela noite, o servidor de banco de dados “crashou”, derrubando um banco de dados de 1.2 Terabytes paralisando as duas principais aplicações da empresa.

Picture4

Impactos? Muitos… 18 horas de RTO,38 caminhões parados e aproximadamente R$650.000,00 de prejuízo devido a mercadorias estragadas e multas de SLA de seus clientes.

Desfecho da historia: Diretor entendeu a importância que a tecnologia tem para sua empresa e reservou  R$ 2 milhões de reais para upgrade de seu ambiente.

Esses foram alguns dos muitos casos, certamente seu amigo DBA passou por algum ou sabe alguém que passou por momentos parecidos…

Até o próximo post..

Abraços… []s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s